domingo, 6 de agosto de 2017

Natação Tai Chi

Há muita confusão em torno do que é Tai Chi, e o que é Tai Chi Chuan. O Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa de orientação taoísta, Chuan significa punho."Tai Chi" significa, “seguir o fluxo da natureza”, “equilíbrio universal”, “estado supremo", tem a conotação filosófica de elevação, purificação. O diagrama do Tai Chi é mais conhecido no ocidente como o símbolo do yin-yang. Segundo especialista tudo que fazemos pode ser Tai Chi, pois Tai Chi é  um termo chinês para algo que se expressa, de forma superior, elevada, em diferentes formas de disciplina.  Saber fazer algo com naturalidade, sem esforço é Tai Chi, pois fazer desta forma é o auge da compreensão daquilo que fazemos. Se estivermos conscientes, prestando atenção naquilo que estamos fazendo e abertos para mudanças, mudanças internas que refletirão nas externas, com a prática descobriremos as sutilezas daquilo que praticamos e a medida que isso vai acontecendo o esforço vai desaparecendo, pois vamos aprendendo a natureza da  atividade a qual estamos nos dedicando.

A natação é Tai Chi quando aprendemos a nadar de forma natural, eficiente e sem força, quando nos sentimos parte da água e nadamos com a água e não contra a água, e  compreendemos e sentimos que a água faz quase tudo por nós se agimos de forma harmônica com ela, deixando-nos fluir sem resistência, deixando que os movimentos aconteçam naturalmente. A natação passa a ser meditação em movimento. Há uma sensação de abandono e de consciência ao mesmo tempo.


A Natação Tai Chi é um caminho para o crescimento holístico, tem como objetivo o desenvolvimento físico, psicológico e espiritual . Sua prática  é um processo de auto-descoberta que leva a uma consciência plena da unidade corpo-mente .  Estimula o desenvolvimento pessoal , através de uma maior auto-consciência e da compreensão das próprias dificuldades.

Na prática da Natação Tai Chi, há a necessidade de treinar descontraído e relaxado, deixando a respiração fluir naturalmente. Mas para que tal aconteça é necessário uma pratica muito consciente. Aprender a ser flexível e sensível na água. Existe uma tomada de consciência exterior e interior ao mesmo tempo. A  essência dos movimentos vai-se adquirindo com a prática quotidiana da Natação Tai Chi, de forma natural e prazerosa. Se no início há um esforço consciente para aprender a nadar, vamos pouco a pouco adquirindo leveza e naturalidade nos movimentos e na respiração, e realizamos os nados cada vez mais descontraidamente.

Estudando as filosofias do Tao e do Zen  (Tao Te Ching de Lao Tse e  o zen budismo), e procurando aplicá-las a vida diária e a natação, e também pesquisando sobre os princípios do Tai Chi Chuan, que na verdade é a aplicação da filosofia taoista, me identifiquei muito com estas filosofias desde o princípio, mesmo antes da natação, e depois, comecei a nadar e ensinar a natação através delas. Após mais de vinte anos aplicando estas filosofias na natação e obtendo resultados  como compreender os nados de forma natural e conseqüentemente  a nadar sem fazer força, inclusive o nado borboleta, me sinto a vontade em dizer que  minha natação é Tai Chi. E a sua também pode ser.

fontes: 
Expansão e Recolhimento: a essência do t'ai chi; Al Chung-liang Huang; São paulo: Summus
https://caminho-natural.org/tai-chi/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores